terça-feira, 29 de junho de 2010

O papel da educação musical na melhoria do ambiente sonoro:

Atualmente muito se tem falado a respeito de nossa relação com o meio em que vivemos. O termo meio ambiente se tornou muito usual em nossas vidas nos últimos anos. Muitas vezes de uma forma drástica e amedrontadora a mídia nos põe a par das transformações que ocorrem no mundo, muitas vezes por força de nossas ações enquanto civilização atuante no planeta. Estamos nos vendo diante de constantes mudanças na natureza e tendo que nos conscientizar de nossa parcela de contribuição neste processo, fruto de nossas relações com o meio ambiente.

A nossa relação com o meio ambiente é, de uma forma geral, estabelecida mais a partir dos nossos sentidos da visão e do tato. Geralmente não temos a nossa percepção auditiva estimulada de forma a se tornar uma escuta consciente. Se nos atentarmos para este ponto e analisarmos a escuta e a nossa relação com o ambiente sonoro, poderemos notar que raramente nos apercebemos que estamos inseridos em situações de stress sem nos darmos conta de que o espaço sonoro tem o poder de influenciar de forma determinante nesta direção.

A música, como sabemos, tem o seu centro enfocado na relação entre o som e o silêncio. O envolvimento com o som através da escuta, mais do que com a visão, tem o poder de nos proporcionar uma percepção de profundidade e presença no espaço, pois a nossa relação com o fenômeno sonoro, que é pura vibração, envolve todo o nosso corpo, ao contrário da visão, que é direcional. Neste sentido, a relação com a música pode nos trazer uma abertura para a percepção das paisagens sonoras nas quais estamos inseridos e das quais sofremos influência em nossas vidas. A maneira de nos relacionarmos com o silêncio também é determinante para a qualidade de nosso envolvimento com o espaço sonoro. A percepção de que o silêncio não é algo negativo, da forma como é visto em muitas culturas ocidentais, mas sim o complemento para o som, estabelecendo uma relação de equilíbrio, é um ponto importante a ser considerado em nossa relação com o espaço sonoro no mundo em que vivemos. Neste sentido, a educação musical tem muito a contribuir para a aquisição de uma nova visão a este respeito.

Através de atividades que estimulem a percepção e a reprodução de diferentes paisagens sonoras, em diferentes ambientes, a educação musical pode levar a uma conscientização e possibilitar mudanças futuras em nossos ambientes sonoros. A partir de contrastes, onde são percebidas as diferenças entre as paisagens sonoras, que, segundo o educador Murray Schaffer podem ser denominadas hi-fi ou low-fi conforme sua densidade e conteúdo sonoro, podemos nos atentar para a influência que as mesmas exercem em nossas vidas. Se estabelecermos comparações entre diferentes paisagens sonoras, como os sons da cidade em momentos de extrema agitação, que podemos denominar de low-fi (baixa fidelidade) pela quantidade de sons simultâneos e agressivos, com os sons do campo em espaços abertos, tendo uma resposta mais sutil e menos agressiva, que podemos chamar de paisagens hi-fi (alta fidelidade), podemos nos submeter a uma tomada de consciência que venha a nos trazer uma maior sensibilidade para o mundo que nos cerca.

Torna-se assim de grande importância que a educação musical seja viabilizada e estimulada em nossas escolas como um meio de conscientização e sensibilização para o mundo sonoro que nos cerca, podendo nos levar na direção de mudanças que, com certeza, nos trarão melhorias no meio em que vivemos. Neste sentido a música nos mostra que, além de ser um rico patrimônio cultural da humanidade, tem um forte potencial formativo e educativo, podendo nos ajudar de forma significativa na construção de um mundo melhor.



Referência:

Texto da Unidade 4 da disciplina “Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade”, UFSCar - 2010.

2 comentários:

  1. Sem dúvida, a música é esta ferramenta multifuncional capaz de, sensibilizar, aguçar os sentidos, educar, promover reflexão, tudo isso e muito mais e ao mesmo tempo. Infelizmente nossa cultura ainda resiste aos méritos da educação musical, que anda a passos lentos, na procura de espaço para desenvolver nas pessoas o equilíbrio e a harmonia tão necessários atualmente. É uma luta um tanto desigual travada principalmente com a midia, que tem seu interesse voltado não para a educação de um povo mas em ganhá-lo pelo entretenimento e informações vazias que causam alienação. Sem querer generalizar, são poucos mas existem programas educativos na televisão e outros meios de comunicação em massa. O que é preciso é que os educadores atuais vistam-se de seus argumentos, seus melhores resultados e partam com muita garra pra essa batalha em favor de uma educação de qualidade.

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  2. Olá!
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